Prevenção e Fluoterapia


Prevenção 

As profissões de saúde ao longo do tempo, desenvolveram-se em termos de tecnologia e técnicas com uma ênfase total nas doenças. Entretanto nas duas útimas décadas, seguindo uma tendência mundial que visa proporcionar às pessoas maior qualidade de vida, os profissionais de saúde têm mudo o foco dos tratamentos, deixando de enfatizar a doença (sem esquecê-la), e investindo em procedimentos preventivos. De uma maneira geral, os programas preventivos incluem alguns procedimentos executados pelo profissional, mas a conscientização e educação dos pacientes é o fator que mais influencia no sucesso da prevenção. Na Odontologia, a maior parte da orientação ao paciente, se refere aos cuidados com a higiene bucal (uso da escova, fio dental, uso do flúor e controle da dieta - alimentação). Existem muitas iniciativas na área de prevenção ( principalmente voltada para escolares), sendo desenvolvidas pôr várias agências governamentais. Acredita-se que este investimento a longo prazo possa mudar a atual situação da ocorrência de cárie e doença periodontal nas proximas gerações.

Orientação de higiene bucal

Basicamente é o ato de orientação ao paciente quanto às tecnicas de escovação e uso do fio dental, mostrando em modelo, ou quando é feito a evidenciação de placa, (é a coloração da placa com pastilhas que contém substâncias corantes) levando o paciente a realizar a higiene bucal na frente do espelho enquanto o profissional observa e vai corrigindo as falhas na técnica.

Controle de Placa bacteriana

Após a primeira sessão de orientação em higiene bucal, será necessário de tempos em tempos, verificar se o paciente está executando as técnicas ensinadas de maneira eficiente. Deve ser feita a cada seis meses . Se houver acúmulo de placa, o dentista deverá relembrar ao paciente as técnicas de higiene ensinadas anteriormente.

Profilaxia e polimento dos dentes

No Controle de placa quando já evidenciada e não for completamente removida através da higiene bucal, o profissional executa uma profilaxia com taça de borracha e pasta abrasiva fluoretada ( ou jato de bicarbonato ), para remover os remanescentes de placa. Em alguns casos, antes de realizar uma restauração, o dentista precisa remover a placa, que não foi removida na escovação de rotina do paciente.

Aplicação Tópica de Flúor (ATF)

A principal indicação da ATF são os dentes recém erupcionados nas crianças de 6 a 12 anos em média. Nesses dentes o esmalte é "imaturo" e muito mais susceptível a ação dos ácidos da placa bacteriana. O Flúor tem a finalidade de aumentar a resistência do esmalte à ação dos ácidos, além de criar um ambiente bucal saturado de Flúor, que impedirá a ação e proliferação das bactérias que causam a cárie. Deve ser feita a cada seis meses. Antes da aplicação deve ser feita uma profilaxia. O Flúor tópico é apresentado na forma de gel, e aplicado com moldeiras descartáveis e apropriadas para este uso. Também pode ser aplicado por embrocação ( pinça e algodão).

Selante oclusal

O Selante é uma resina pouco espessa que após uma profilaxia e tratamento ácido da superfície do esmalte, é aplicada "selando " as fóssulas e fissuras (rugosidades do esmalte) da superfície oclusal dos dentes permanentes. O selante é um mecanismos utilizado para dentes que ainda não apresentam cárie. O selamento das fóssulas e fissuras evita o acúmulo de placa bacteriana nessas áreas, nas quais é impossível de promover uma higiene adequada pelo fato de a cerdas da escova serem maior que as fissuras. O selante só pode ser repetido em cada dente após um ano da realização.

Remineralização
É executada quando existe a presença de manchas brancas na superfície do esmalte, indicando áreas de desmineralização pela deposição de placa ou uso de alimentos ácidos. O tratamento é feito à base de aplicação de Flúor de forma localizada nas áreas com mancha branca. Normalmente o Flúor utilizado não é o mesmo da ATF, pois para a remineralização são necessárias concentrações bem menores.