Tratamento da disfunção temporomandibular

on quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
DR ALFREDO ALEMÁN NETO
CRO-PB 4620
Articulação Temporomandibular e Problemas Oclusais
ATMArticulação Temporomandibular,articulação que liga a mandíbula ao restante do crânio, a mais complexa do corpo humano pois é uma articulação dupla.
DTM - Disfunção da Articulação Temporomandibular
DTM - disfunção temporomandibular, refere-se à a uma série de fatores que comprometem essa articulação, e que se manifesta principalmente com dor, que pode irradiar para cabeça e braços, estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca.
Além de causar dores de cabeça, pode causar tonturas (chamadas de labirintites), aparecimento de zumbidos, dores próximas ao ouvido e torcicolos, levando o paciente a procurar profissionais de diversas áreas, (como otorrino, neurologista,oftalmologista, ortopedista, entre outros). Isso ocorre devido a proximidade da articulação e os músculos que participam da mastigação, com diferentes órgãos do corpo humano (como o ouvido e o pescoço, por exemplo).
Existe uma articulação temporomandibular de cada lado, e elas são responsável por todos os movimentos mandibulares (abertura, fechamento, protrusão, retrusão e lateralização).
A articulação temporomandibular, como outras articulações do nosso corpo, é "amortecida" por um disco (disco articular), evitando assim que exista um contado direto entre as estruturas ósseas e assim possibilitando o movimento. O "bom estado" do disco reflete diretamente no bom funcionamento da articulação.
Os dentes são responsáveis pelo perfeito equilíbrio dos músculos, das articulações e dos ligamentos. Qualquer alteração dentária, que pode ser desde um simples dente torto, uma mordida inadequada ou até mesmo a falta deles, podem gerar um desequilíbrio, levando a um quadro de DTM.
Também esses sintomas podem aumentar, nos portadores de Bruxismo(apertamento dental involuntário), pacientes com estresse, pela maior sobrecarga desses músculos. Nos casos do Bruxismo utilizamos novas técnicas, associadas ao tratamento da DTM, sendo consideradas mais seguras e com maior índice de resultados.(Uso de Aparelho de acrílico rígido associado a fisioterapia). Se você tem algum ou vários desses sintomas, recomendamos uma avaliação e tratamento precoce, para evitar complicações irreversíveis no quadro clínico.